55 11 2639-5776
55 11 2638-2582

Ecoturismo com crianças



A ideia de realizar viagens de ecoturismo com crianças, a princípio, pode gerar hesitações. É normal ficar em dúvida se os pequenos vão aguentar o ritmo dos passeios e das atividades propostos. Porém, promover o contato com a natureza desde cedo é de extrema importância para o desenvolvimento infantil e é diversão garantida para a família. E o melhor de tudo: as programações ao ar livre tendem a criar maior contato entre pais e filhos. 

Depois de encontrar um destino ideal para todos, a segunda escolha é a hospedagem. Quando possível, dê preferência para hotéis e pousadas que tenham alguma estrutura para as crianças, como piscina e salão de jogos, para facilitar distraí-las no tempo livre. Mas saiba que em destinos de ecoturismo o foco são as atividades na natureza, portanto, os hotéis tendem a não investir em uma estrutura de lazer tão completa.

Pai admirando a paisagem com os filhosPara aproveitar melhor a viagem, tente respeitar os horários dos pequenos e faça paradas estratégicas para que eles recuperem o folego e continuem as atividades sem estresse. Neste sentido, quando disponíveis, passeios privativos são mais interessantes para quem está com crianças mais novas, pois não é preciso acompanhar o ritmo do grupo.

É importante também seguir a faixa etária das atrações – algumas podem não ser recomendadas para crianças ou exigem idade mínima. O consultor de viagens é a melhor pessoa para orientá-lo quanto a isso. Na África do Sul, por exemplo, crianças menores de seis anos não podem participar dos safáris em grupo organizados pelos hotéis, para não comprometer o silêncio. Contudo, em passeios privativos, em que só a família participa, isso pode se tornar possível.

Fique atento a eventuais necessidades específicas do destino, por exemplo: itens como repelente e chapéu são indispensáveis em uma viagem para o Pantanal ou para a Amazônia. Já a segunda pele e o casaco corta-vento são recomendáveis em lugares frios, como a Patagônia. Se o pequeno for alérgico a picadas de inseto, é bom levar um antialérgico a tira colo. Além disso, verifique se as vacinas estão em dia e se o local exige alguma diferente.

Mãe mostrando macaquinhos para o filhoPara as crianças que vivem em grandes centros urbanos, conhecer animais silvestres, nadar em piscinas naturais e fazer trilhas pela mata significa novas descobertas. Para os pais, não há nada mais gratificante do que ver o quanto os pequenos estão contentes e poder fazer parte destes momentos. É por isso que ecoturismo em família tem tudo e mais um pouco para dar certo e ser uma viagem inesquecível para todos.

Confira aqui roteiros de ecoturismo ideais para serem feitos com crianças!

Veja mais Dicas sobre: