55 11 2639-5776
55 11 2638-2582

Roupas e acessórios de ecoturismo para crianças



Para os adultos aventureiros que pretendem levar os pequenos para curtir viagens de ecoturismo, é importante equipá-los e prepará-las para os passeios mais radicais. Com as roupas e os acessórios certos, possíveis desconfortos são evitados durante a aventura e permitem que as crianças aproveitem mais a viagem. 

Veja abaixo nossas dicas das principais roupas e acessórios de ecoturismo para crianças e onde comprá-los.

Mochila

Desde cedo, procure ensinar aos pequenos a carregarem os próprios pertences (sem sobrecarregá-los, é claro). As mochilas são as melhores opções para viagens de ecoturismo, pois em terrenos acidentados é difícil carregar as malas com rodinhas. 

Se a ideia é fazer uma trilha, coloque itens na mochila do pequeno como lanterna, lanches e mapas, assim a criança se sente responsável por parte da aventura.

Opte por modelos anatômicos e leves que sejam confortáveis para os pequenos. A marca alemã Deuter (foto) e a marca americana Skip Hop possuem modelos especiais para o público infantil, com alças e costas acolchoadas para não machucar, além de temáticas divertidas.

Esportes Aquáticos 

Quando for praticar esportes aquáticos com as crianças, como surfe e mergulho, procure por acessórios adequados para tais atividades.

Na Decathlon há nadadeiras, snorkel e kits de mergulho para os pimpolhos.

Em praias com formações de corais e em trilhas que acabam em cachoeiras é preciso proteger os pés, para evitar ferimentos. Para isso, existem sapatilhas apropriadas para serem usadas na água, normalmente confeccionadas em neoprene. Os modelos com sola emborrachada são os melhores, pois evitam que as crianças escorreguem.

Outra opção de calçados adequados são as papetes com solas de borracha. A marca Crocs tem uma linha de sapatos infantis tanto para água como para praia.  

Trilhas 

Para fazer trilhas, opte por roupas e calçados confortáveis e leves para as crianças. Os tênis com o cano alto ou meio cano evitam torções no tornozelo. Para caminhadas mais longas, também há a opção de botas especiais para trekking, confecccionadas em materiais impermeáveis e respiráveis. Elas podem ser encontradas em tamanhos infantis em lojas como a Decathlon, que tem modelos de diversas marcas, inclusive de uma marca própria, a Quéchua (foto), de excelente custo-benefício.

Vesti-las com calças e camisetas de manga longa também oferece uma proteção extra contra insetos, além do repelente. Para amenizar o calor, opte por tecidos leves ou ainda por peças versáteis, como a clássica calça que vira bermuda. (Lembra?)

Ciclismo 

Para os adultos que querem levar as crianças para andar de bicicleta durante a viagem, também existem equipamentos e acessórios especiais para elas. Em lojas de ciclismo e até mesmo em lojas de departamento há kits com capacetes, luvas e joelheiras em tamanhos infantis.

Sol

Além do indispensável bloqueador solar, roupas com proteção contra os raios UV também são recomendadas para dias em que os pequenos estarão muito expostos ao sol, para oferecer uma proteção extra contra as terríveis queimaduras nos braços, ombros e costas.

Na UV.LINE estão disponíveis camisetas de manga comprida ou curta (foto), shorts, maiôs, macaquinhos, bonés e chapéus que protegem as crianças dos raios UV.

Frio 

É preciso estar atento ao clima do destino. Para viagens de ecoturismo na Patagônia, por exemplo, mesmo no verão são necessárias roupas de frio especiais, como segunda pele, jaqueta polar, casaco corta vento e roupas impermeáveis, além de luvas, gorros e cachecóis. Estes itens podem ser encontrados em tamanhos infantis na Decathlon.

Para viagens como estas, o ideal é vestir as crianças com várias de camadas de roupas, como uma “cebola”. Assim, elas ficam protegidas do frio, mas também podem ir tirando as peças em camadas à medida que seu corpo for esquentando por conta do esforço físico.

Veja mais Dicas sobre: