55 11 2639-5776
55 11 2638-2582

Viajar de avião com crianças

Criança viajando de avião

Para ajudar a quem vai viajar de avião com crianças, separamos alguns truques para tornar a jornada muito mais tranquila, tanto para adultos, quanto para os pequenos viajantes. Confira:

Compra das passagens de avião

Uma viagem de avião tranquila com crianças começa na escolha do voo. Trechos noturnos são os mais indicados, pois aí você terá um aliado poderoso: o sono.

Melhores assentos do avião para crianças

A escolha dos assentos também pode ajudar bastante. Prefira as poltronas no corredor, evitando ficar preso por outros passageiros, pois é provável que você tenha que se levantar várias vezes durante o voo.

Em muitos voos é possível escolher os assentos no momento da compra da passagem, mas isto não é uma regra. Há casos em que a escolha dos assentos é feita em um momento posterior à compra, ou mesmo apenas no momento do check-in. Desta forma, é importante perguntar ao seu agente de viagens qual é o procedimento adequado para garantir bons lugares. 

Viajar de avião com bebês de colo

Embora, na maioria das vezes, bebês de colo não paguem nada pela passagem (pois não ocupam um assento), se você vai viajar com um, deve informar no momento da compra.

Bebê no bercinho do avião

Muitas companhias aéreas, em voos de longa distância, dispõe de bercinhos para os pequenos, que podem ser presos à parede, em suportes existentes na primeira fileira do avião. Normalmente esse berço é fornecido de graça, mas ele também pode ser cobrado à parte pela companhia aérea.

Se você quiser este conforto a bordo, não se esqueça de falar com seu agente de viagens na hora da compra da passagem, para tentar marcar o seu assento na primeira fileira do avião.

Os berços são forrados e têm medidas de aproximadamente 75cm X 34cm X 22cm (informação retirada do blog da companhia aérea TAM). Em alguns casos, é permitido embarcar com um bebê conforto, mas esta possibilidade deve ser checada previamente.

Para garantir que você não fique sem o bercinho, recomendamos que o solicite assim que entrar na aeronave, pois algumas companhias aéreas não os têm em número suficiente para todos os passageiros que viajam com bebês.

Documentação para viajar de avião com crianças

Para embarcar com crianças será necessário apresentar documentos de identificação e, em alguns casos, uma autorização de viagem para menor. Informe-se sobre quais são as exigências de documentos para viajar com crianças, caso a caso.

Bagagem de mão para crianças

Este é um item tão importante que reservamos um artigo inteiro para esmiuçá-lo nos mínimos detalhes, contando tudo o que pode (ou deve) ir na bagagem de mão.

Em linhas gerais, são proibidos líquidos, cremes, géis e afins, se armazenados em embalagens com capacidade superior a 100 ml. Algumas vezes são abertas exceções para quem viaja com crianças menores de dois anos, sendo permitido portar determinados produtos industrializados lacrados com mais de 100 ml, como papinhas (mas, não há garantias).

Comida de avião para crianças

Refeição de Avião InfantilMuitos não sabem, mas é possível pedir refeições especiais para o público infantil, que serão servidas durante a viagem. A solicitação deve ser feita na hora da compra da passagem aérea. Fale com o seu agente de viagens a respeito.

Tenha também à mão também petiscos, como bolachas, salgadinhos, chocolates, sucos de caixinha (desde que lacrados e com menos de 100 ml) etc. Mesmo com as refeições a bordo, nunca se sabe quando pode bater aquela fome.

Para as crianças que ainda não ingerem alimentos sólidos, as papinhas industrializadas (menos de 100 ml) também podem ser aquecidas a bordo. Os comissários também podem ajudar com água quente para misturar com leite em pó para fazer mamadeiras.

Veja mais informações sobre que tipos e quantidades de alimentos podem ser levados na bagagem de mão.

Dores de ouvido no avião

Nos momentos de grandes mudanças de altitude, é comum muitas crianças sentirem dores no ouvido. Isso ocorre também em adultos, mas é mais acentuado nos pequenos, devido à sua anatomia diferente, com canais auditivos mais estreitos.

Para aliviar esta sensação, mamar é o melhor remédio. Uma chupeta também pode provocar o movimento de sucção necessário para minimizar o desconforto. Para os mais crescidos, engolir, abrir e fechar a boca, bocejar, ou mesmo mascar chicletes, pode resolver o problema (também funciona para os adultos!).

Veja mais dicas de cuidados com a saúde das crianças em viagens.

Veja mais Dicas sobre: