Renata conta como foi viajar para o Deserto do Atacama com as filhas

Por: Renata

Me chamo Renata e viajei para o Chile com meu marido e nossas duas filhas, de 11 e 13 anos.

Neste ano resolvemos passar o Carnaval longe da agitação do Rio de Janeiro e escolhemos um destino bem diferente dos que estamos acostumados, sem museus, catedrais, praças ou lojas.

Confesso que fiquei receosa ao escolher o Atacama já que as meninas podiam sentir um pouco de desconforto com o ar seco e mais ainda com a altitude elevada, mas deixei meu espírito aventureiro falar mais alto e com certeza fiz a coisa certa.

Ficamos hospedados no Tierra Atacama, hotel espetacular que nos proporcionou momentos de puro relaxamento toda vez que chegávamos exaustos e famintos dos passeios. Acho que esta dose de conforto, depois de um dia com caminhadas sob um sol forte, fez toda a diferença para nós!

Entre os diversos passeios que o hotel oferece, amamos o Vale da Lua, as Termas de Puritama (verdadeiro oásis no meio do deserto) e as Lagoas Altiplânicas (passeio bem longo, mas que oferece um almoço ao ar livre com direito a uma vista incrível). Conhecer o centrinho da pequena vila de São Pedro de Atacama de bicicleta também foi uma experiência muito legal, adoramos!

Todos os guias oferecidos pelo hotel são excelentes, atenciosos e conhecem muito bem cada peculiaridade daquele lugar. Aproveitamos para tirar várias dúvidas sobre geologia e astronomia!!! Apesar da aridez do deserto as paisagens são belíssimas, o pôr do sol é encantador e o céu a noite é um espetáculo à parte, jamais esqueceremos!

Nem preciso dizer que estes dias foram suficientes para que as meninas passassem a contemplar a natureza de uma forma mais intensa, curiosas sobre como a vida pode existir (e resistir) em um lugar quase inóspito. A fauna é encantadora, encontramos lhamas e vicunhas em vários passeios! Retornamos para casa com uma sensação gostosa de paz e tranquilidade e com uma imensa saudade de um lugar muito especial.

Conhecer o Atacama foi uma aventura incrível. Voltaremos com certeza!