10 motivos para viajar com crianças para o Peru

Machu Picchu com Crianças

Poucos destinos no mundo são capazes de despertar tão fortemente nas crianças o interesse por diferentes culturas e sua história como o Peru. Ao visitar sítios arqueológicos como Machu Picchu ou sobrevoar as misteriosas linhas de Nazca, os pequenos se sentem como verdadeiros exploradores. O artesanato colorido, as vestimentas tradicionais que ainda são desfiladas pelas ruas e até os novos sabores que podem ser descobertos na rica gastronomia dão um toque ainda mais especial a esta aventura que pode ser vivida em família.

A nossa agência possui diversas opções de roteiros para viajar para o Peru com crianças, todos formulados especialmente para este público. O maior diferencial deles é que, para estimular ainda mais o interesse das crianças pelos aspectos culturais do destino – e ainda de quebra gerar momentos inesquecíveis de integração entre a família –, eles incluem atividades lúdicas para adultos e crianças brincarem juntos, como uma aula de cerâmica em Cusco ou uma aula de culinária típica em Lima.

Ainda está em dúvida se este é o destino certo para férias com crianças? Então confira a seguir 10 motivos pelos quais uma viagem para o Peru, com o roteiro certo, pode ser incrível para os pequenos viajantes:

1) Conhecer os sítios arqueológicos dos arredores de Cusco é uma verdadeira aula de história a céu aberto, que estimula o interesse por aprender ainda mais na volta à escola. A visita a elas pode se tornar ainda mais divertida com o almoço estilo piquenique que nós preparamos para a família no trajeto.

2) Visitar Machu Picchu, a famosa “cidade perdida dos incas”, é uma experiência emocionante, pois é impossível não sentir a energia que ronda esse local sagrado e que se encontra tão preservado. Após chegar lá em um divertido passeio de trem, com o acompanhamento de um guia privativo, a família pode explorar as ruínas a seu ritmo, além de ouvir um montão de histórias místicas e curiosidades sobre o lugar. Uma delas, que os pequenos adoram, é descobrir que a montanha atrás de Machu Picchu, a chamada “Huayna Picchu”, tem a forma de um rosto olhando para o céu.

3) Entrar em contato com o povo local peruano, conhecendo seus costumes milenares e seu rico artesanato, faz com que as crianças aprendam a respeitar as diferenças culturais e a valorizar o ato de passar tradições adiante, de geração em geração, para que elas possam perdurar.

4) Por todas as partes se vêem as simpáticas lhamas, muitas enfeitadas com acessórios típicos coloridos. A criançada adora interagir com elas e parar para tirar fotos. Quando descobrem que esse curioso ruminante pode cuspir se não for com a sua cara, ficam ainda mais empolgadas com a aventura de se aproximar dele.

5) As crianças terão a oportunidade de aprender sobre a arte andina e colonial, por meio de atividades divertidas. Em Cusco, nós organizamos para as famílias uma oficina de cerâmica, em que cada um pode escolher uma peça e decorá-la, para levar como lembrança.

6) As diversas manifestações artísticas e culturais peruanas que acontecem por todo o país fazem de vários momentos da viagem verdadeiros espetáculos. No Vale Sagrado, no nosso roteiro, há a opção de um almoço em que a família será entretida com uma apresentação de cavalos de passo peruanos e da graciosa dança da marinera.

7) A cidade de Lima abriga o Circuito Mágico da Água, o maior complexo de fontes do mundo, com show de luzes e música. O passeio ao parque pode ser feito de forma privativa, para que as crianças possam brincar por lá sem pressa.

8) A gastronomia peruana é mundialmente famosa e os pequenos também podem se inspirar a experimentá-la, descobrindo novos sabores. Para estimulá-los, nós organizamos uma aula participativa de culinária peruana para a família em Lima, orientada por um chef profissional, que inclui visita a um mercado tradicional para compra de ingredientes típicos, almoço, certificado de participação e um kit gastronômico como lembrança.

9) Para os mais entusiastas, o Peru também promete contatos imediatos do primeiro grau! Até hoje, ninguém consegue desvendar os mistérios que envolvem a origem das famosas Linhas de Nazca – desenhos de proporções colossais, que só podem ser vistos do alto. As crianças ficam empolgadíssimas com o passeio para conhecê-las, que é feito em pequenos aviões.

10) Não há criança que não goste de ver animais diferentes de perto – não à toa, os zoológicos mundo a fora fazem tanto sucesso com este público. Em Paracas, num passeio de barco para as Ilhas Ballestas, elas poderão viver a experiência de avistar, livres na natureza, milhares de aves migratórias e colônias de lobos marinhos. De bônus, no caminho, avista-se o misterioso desenho gigante “El Candelabro”, feito sobre uma encosta, mencionado em várias lendas de piratas.

Quer mais motivos? Leia também o post da família do blog Viajando com Pimpolhos, que viajou conosco para lá, sobre “Porque levar as crianças para o Peru?”.

E aí, já convenceu-se de que esta é uma excelente opção de destino para uma aventura inesquecível em família? Então consulte-nos sobre nossas opções de roteiros para viajar com crianças para o Peru, que são uma excelente opção para as Férias de Julho ou até mesmo para feriados prolongados entre abril e outubro, que é o período de melhor clima no país.

Aqui em nosso site você encontra referências de preço para um roteiro completo de 6 dias/5 noites, para Lima, Cusco, Vale Sagrado e Machu Picchu, em períodos fora de férias escolares e feriados. Mas, como nossos pacotes são personalizados individualmente para cada família, as tarifas divulgadas são apenas referenciais. Para valores mais exatos, solicite o atendimento de um de nossos consultores e informe suas preferências para a viagem.