Galápagos com crianças pequenas

Por: Bárbara

 

Vendo a Jojô vencer seus desafios, penso na pergunta que muitos me fizeram: mas Galápagos é uma viagem para fazer com crianças? Ela não é muito nova? Eu acho que ela é nova sim, mas tudo é uma questão de planejamento e alinhamento de expectativas.
Certamente a viagem seria outra sem crianças, mas não deixou de ser incrível por isso!
Fe e Martin tiraram de letra; na idade deles, dá para encarar todos os programas. Por causa da Jojô, e com o incrível apoio da agência Viajar com Crianças, adaptamos algumas atividades, evitamos o de trilhas muito longas e optamos por não ficar morando no barco, mas na ilha de Santa Cruz e fazendo programas diários. E assim acredito que tivemos uma experiência completa (e incrível) de Galápagos, bem além do que esperávamos.


Quando viajamos com uma criança de menos de 4 anos, sabemos que não faremos algumas coisas, que ela vai dormir no barco ou reclamar de alguma coisa, mas eles também nos surpreendem e, quando menos esperamos, pulam na água gelada, aprendem a fazer snorkel, caminham muito mais do que no dia a dia sem pedir colo (descobrindo com o pai as pedras “boas de pisar”), além de experimentar as comidas mais diferentes, que jamais comeriam em casa.


Claro que cada criança é uma e lida diferente com adversidades, mas todos curtem, cada uma a sua maneira. E, no fim, o que mais importa, é estarmos juntos, seja onde for e viver com eles o encantamento das descobertas, de cada um testar os seus limites e lidar com os desafios diários (ou vc acha normal ter uma iguana no seu pé diariamente e achar ela fofa?!! Rsrs).


Aliás, já anotei também o que pretendo fazer quando voltarmos para uma experiência Live Aboard de mergulho (a sim, por conta do scuba 4x por dia não dá para vir com crianças).
Já sai de lá com a certeza que voltarei, com ou sem crianças ou quando eles não forem mais crianças.
PS: As fotos não dão conta da beleza e imensidão do lugar…

Bárbara viajou com a família para Galápagos em Janeiro com os filhos de 14, 7 e 3 anos.