Egito em família com crianças: vale a pena?

Quer fazer uma viagem em família para um destino exótico? Que tal optar em levar as crianças para o Egito? Com certeza será uma viagem cheia de descobertas e aventuras. Mas se você tem dúvida ou algum receio, que tal conhecer a experiência de uma família que já foi para o Egito com crianças?

Jaqueline viajou pela Viajar com Crianças com o marido, as duas gêmeas de 12 anos e a caçula de 11 e conta que foi incrível, desde a organização do roteiro, hotéis escolhidos e guias locais que os acompanharam nessa viagem: “É isso que faz toda a diferença numa viagem dessas!”, disse Jaqueline.

Agradeceram também por todo o empenho da Viajar com crianças em deixar o pai tranquilo, já que estava preocupado com a segurança do destino e teve muitas dúvidas antes de embarcar nessa aventura.

Jaqueline é uma mãe muito preocupada em mostrar o mundo de uma forma rica e profunda para suas três filhas, então ela está sempre antenada nos livros e informações que possam enriquecer ainda mais a viagem.

Confira a seguir o relato que ela fez sobre a viagem para o Egito em família com crianças.

Egito em família com crianças: 11 dicas para aproveitar cada minuto

1) Prefira o inverno

Viajamos para o Egito em família com as crianças, nossas filhas gêmeas de 12 anos e a caçula de 11, enfrentando um dos nossos maiores receios.

Eu e meu marido  já havíamos feito uma viagem para lá no verão quando éramos recém casados. Quase morremos de calor.

Desta vez escolhemos visitar esse país no inverno, uma escolha bem mais acertada.

2) Conheça a história do Egito antes de ir

É impossível não ficar intrigado pelo Egito. Minhas filhas já eram fascinadas por este país desde pequenas quando que leram “O Agito de Pilar no Egito” da Flávia Lins e Silva e esse fascínio só aumentou quando descobriram os livros da família Kane de Rick Riordan, que aborda a mitologia com muita aventura para pré-adolescentes.

Elas já conheciam dezenas de deuses e suas funções, sabiam das tradições do Egito antigo e tinham uma noção muito boa de sua geografia e história.

Quando voltamos da viagem, eu assisti a novela “Os Dez Mandamentos” numa verdadeira maratona.

Aparentemente não se trata de um relato fiel à história, mas adorei assistir a primeira temporada que acontece quase que inteiramente no Egito com a suposta relação entre Ramsés II e Moisés.

Ramsés II deixou uma grande quantidade de monumentos e templos que ainda podemos apreciar nos dias de hoje.

Leia também: É possível viajar para a África do Sul apenas pai e filho?

3) Tenha um bom guia

Fomos recebidos pelo nosso guia, que nos levou aos monumentos mais importantes, nos mostrou detalhes dos entalhes dos hieróglifos em alto e baixo relevos, nos contou histórias encapsuladas naquelas paredes construídas e esculpidas há milhares de anos.

Ele transformava minhas filhas em personagens da mitologia egípcia, envolvendo-as nas histórias, transformando-as em deusas, depois múmias. Elas riam, se divertiam. Fascinante!

4) Pirâmides: passeio obrigatório

E as pirâmides? São realmente imponentes. É inacreditável como a cidade foi se aproximando desses monumentos. Parece até um cenário de filme. Só que real.

Também vimos cenas do cotidiano dos egípcios, dos hábitos atuais. Com certeza completamente diferentes do que existiu ali há 5.000 anos!

5) Visite Cairo, apesar do caos

Cairo é bastante caótico, mas não nos sentimos ameaçados em momento algum. O nosso guia era muito cuidadoso, sem nos privar dos nossos momentos em família.

Policiais sempre param os carros de turistas para um controle que parece bem ineficiente. Mas também não causa nenhum dano.

6) Cruzeiro pelo Nilo para conhecer a história

Depois de alguns dias no Cairo, fizemos um cruzeiro pelo Nilo – um banho de cultura.

O Nilo dividia o mundo dos vivos (margem leste) e dos mortos (margem oeste).

7) Visite as diversas cidades e povoados

Passamos por várias cidades e povoados contendo monumentos, tumbas, colossos, templos:

  • Luxor,
  • Hatchepsut,
  • Philae,
  • entre muitos outros.

Cada templo é visitado de uma forma diferente – de charrete, de trenzinho, o que só torna a experiência mais autêntica.

E mais histórias, mais descobertas, mais belezas.

8) Visite os mercadinhos locais

Não faltaram encantadores de serpentes lado a lado com os vendedores ambulantes. Além da oportunidade de ver a tecelagem de tapetes, a fabricação de peças de alabastro, lojas com vidrinhos lindos e essências irresistíveis.

9) Prove o falafel

Apreciar a comida que nos é muito familiar é outro ponto importante da viagem. O falafel é maravilhoso e se tornou obrigatório no café da manhã, junto com um suco da manga mais doce que já provei. Todos os sentidos ficam aguçados no Egito.

10) Visite a Aldeia Núbia

Ao chegar em Assuã, nós decidimos fazer um passeio a uma aldeia Núbia, um povo que vive no sul do Egito. Os Núbios não se misturaram aos demais egípcios ao longo dos milhares de anos em que conviveram entre guerras e paz e mantém suas características físicas e culturais isoladas.

A aldeia que visitamos era extremamente pobre. Mas o passeio foi riquíssimo em cultura e novos conhecimentos para nossa família. E confesso que adorei a oportunidade de andar um pouco mais nos simpáticos dromedários.

As cores das casas núbias são vibrantes e contrastam muito com os tons de areia (literalmente) no Egito. As pinturas das casinhas são lindas e delicadas. Realmente exóticas.

11) Arrisque uma tatuagem de henna

As tatuagens de henna que fizemos deixaram uma bela lembrança nas nossas mãos por vários dias.

Como não podia deixar de ser, nossa família visitou o Old Cataract Hotel, onde Agatha Cristie escreveu seu famoso “Morte no Nilo”.

Ao longo do cruzeiro nós fizemos questão de ler esta história que até tem uma protagonista com o meu nome, Jaqueline!

Não vou falar mais nada para não dar nenhum spoiler, mas quando pudermos assistir a uma nova versão do filme, tenho certeza que iremos reviver os momentos deliciosos de nossa linda viagem ao Egito.

Egito: Uma viagem intrigante

Muita coisa continua sem explicação. Ou melhor, ainda estamos incrédulos com as explicações que ouvimos, com o que aprendemos. Como foram feitos aqueles hieróglifos perfeitamente entalhados na rocha? Um trabalho primoroso, com muitos detalhes, sem erros.

Sem contar nas próprias construções, nas múmias. O que realmente aconteceu com este povo com tanto conhecimento, tanto poder?

Visitar o Egito nos leva a uma viagem no tempo incrível. É uma experiência única e imperdível.

Para completar a nossa experiência cultural, comprei a ‘Trilogia do Cairo’, do Prêmio Nobel de Literatura Naguib Mahfouz. Vou precisar de mais uma maratona para ler as mais de 1.300 páginas. Mas tenho certeza que vai valer a pena!

Como ir para o Egito em família com crianças?

Gostou das dicas da Jaqueline e decidiu escolher por esse destino para as próximas férias? Que tal ir com tudo organizado para você e sua família não precisarem se preocupar com nada? Para isso, conte com a ajuda da Viajar com Crianças.

Conte com a Viajar com Crianças, uma agência especializada em viagens com crianças. Nosso objetivo é estreitar ainda mais o vínculo familiar a cada nova experiência de viagem.

Nossos roteiros são idealizados e projetados de forma única, com atividades lúdicas e pedagógicas para que as famílias vivam um momento especial.

Montamos cada parte do roteiro, assim como fizemos com a família da Jaqueline, para sua família ter a melhor experiência e a viagem ser inesquecível.

Quer viver experiências incríveis? Entre em contato conosco e peça um atendimento com um de nossos consultores.