Viajar para Amazônia aproxima relação com filho

Conectar-se com a natureza e estreitar o vínculo com os filhos. Fazer uma viagem para a Amazônia vai muito além de um tempo para descansar nas férias ou em feriado. Confira neste post um relato de viagem de Claudine para Amazônia com o filho e como tiveram momentos especiais.

Poucos lugares no mundo são tão ricos em cultura e belezas naturais e, de quebra, ainda proporcionam os mais diversos tipos de atividades que podem fortalecer o vínculo entre pais e filhos como senti na Amazônia.

O melhor de tudo: ela está pertinho de casa, tornando-a, para os que não têm muito tempo de férias, uma super alternativa para fugir em um feriado, pois 3 ou 4 noites de estadia é o suficiente para conhecer bem esse destino brasileiro.

Finalmente tive a oportunidade de conhecer a Amazônia com meu filho durante as férias de julho. Por conta da correria na agência, fazia bastante tempo que eu não conseguia viajar em família, dessa forma, optei por fazer um roteiro pela Amazônia mais longo, de 6 noites. Afinal, eu queria estender esse nosso período juntos ao máximo – o que valeu cada segundo!

A experiência de viagem para Amazônia com o filho

Dessa vez fui só com meu filho, decisão meio estranha quando se é divorciada e tem dois filhos. Porém, minha filha não quis ir conosco, dizendo que prefere viajar numa próxima, para algum lugar mais “normal” – “tipo Paris, né mãe?” – disse ela.

Eu não insisti que ela fosse, porque meu filho ficou ainda mais animado com a oportunidade de ter a mãe só para ele. E realmente estávamos precisando de um tempo só para nós dois.

Mães que têm filhos adolescentes sabem o quanto é difícil se conectar com os meninos, enquanto que com as meninas é sempre bem mais fácil, porque os interesses e atividades do cotidiano são parecidos.

Então, expectativas ajustadas (e a promessa de uma viagem também só com ela, para algum lugar mais “normal”), lá fomos nós dois.

Desde o início da viagem, foi surpreendente ver a animação e disposição dele em querer conhecer e viver intensamente cada experiência.

Culturalmente falando, ver uma apresentação no Teatro Amazonas, conhecer de perto toda a história da borracha e testemunhar o fenômeno do “Encontro das Águas”, que ele já havia estudado, foi muito enriquecedor.

Contato com o índios

Porém, nada foi mais divertido e engraçado do que o contato com os índios. Com direito à dança, contato com a língua, com o modo de vida deles e uma boa dose de coragem para fazer degustação de formigas e de larvas – iguaria que eles tão gentilmente nos oferecem.

Confira abaixo algumas fotos da degustação de formigas e larvas.

Se ele gostou, pela cara, acho que dispensa comentários, né?

Nado com o boto cor de rosa

Outra experiência super divertida e marcante que vivenciamos foi o nado com o boto cor de rosa.

A princípio, eu tinha a impressão de que isso não soava como uma atividade muito ecológica, mas pude constatar que eles vivem soltos mesmo, além de entender que a rentabilidade deste passeio traz para a comunidade um incentivo à preservação da espécie.

Hotel na selva

Nós escolhemos ficar hospedados em um hotel de selva. Acho que para as crianças, principalmente as menores e que nunca dormiram em um barco, é mais tranquilo.

Outra opção de hospedagem bastante requisitada, o cruzeiro, tem a vantagem de ir para lugares mais remotos dentro da selva, mas as famílias precisam avaliar bem se têm esse perfil.

Na selva, uma das atividades mais interessantes são as caminhadas na mata com aulas sobre as plantas e frutos que a mãe natureza nos oferece tão ricamente e abundantemente.

As crianças realmente se interessam em ouvir e aprender como as comunidades ribeirinhas ainda vivem e mantêm os hábitos que aprenderam de seus ancestrais.

Nosso guia local (um fofo!) ensinado as crianças como sobreviver na selva

Casa dos Ribeirinhos

Passeios de barco

Os passeios de barco pelos Igapós são fantásticos! O céu reflete na água, criando um espelho de puro êxtase diante de tão bela paisagem.

Nada se compara à sensação de prazer e de liberdade em ver seu filho nadando, pescando, curtindo e brincando em meio à natureza. Algo tão simples, mas ao mesmo tão distante de nosso dia a dia.

E os bichos? Estão lá sim, é claro…

Experiência que as fotos não mostram

O que não se pode fotografar e mostrar é o sentimento que nós compartilhamos, as conversas que tivemos nesses dias e o que essa viagem vai significar em nossas vidas.

Tivemos nossos conflitos e discussões na viagem também, faz parte! Achar que uma viagem vai resolver tudo é bobagem, mas ela é um caminho, um início, um meio, um motivo que proporciona várias oportunidades de se resgatar a cumplicidade e o amor entre pais e filhos.

Cada dia mais eu me dou conta de que deixamos sempre para depois as coisas mais importantes da nossa vida.

Há momentos em que precisamos parar e nos obrigar a deixar para trás nossos compromissos e simplesmente ficar junto de nossos filhos, porque o tempo voa, eles crescem muito rápido e, se não aproveitarmos agora, depois será tarde demais!

Mais alguns pontos que valem ser ressaltados…

Para os pais que se preocupam com a comida, a Amazônia tem uma gastronomia muito rica com peixes, frutos típicos e temperos especiais, mas é possível manter o tradicional “carne e macarrão” para as crianças que não quiserem se aventurar.

Indicamos esse roteiro para crianças a partir de 4 anos e programamos as atividades para que os pequenos e também os adolescentes curtam muito.

Então também é um roteiro ideal para famílias que têm filhos com bastante diferença de idade, pois todos poderão aproveitar tudo juntos.

Para os pais que estão empolgados, mas em dúvida se as crianças tecnológicas vão suportar tanto mato, a boa notícia é que o hotel que escolhemos, além de ser espetacular e com uma gastronomia de ponta, oferece wi-fi, então obviamente tivemos os nossos momentos de contato com a civilização!

E o que eu trouxe na bagagem?

O sentimento de realização, a alegria e a felicidade de estarmos juntos de verdade.

Foram muitos obstáculos superados até chegarmos aqui e nenhuma palavra será capaz de expressar o mais profundo sentimento de gratidão por tantas bênçãos recebidas.

E então, vamos programar a próxima viagem de sua família para a Amazônia?

Como viajar para a Amazônia com filho?

Acha que a Amazônia também pode trazer experiências inesquecíveis para sua família?

Que tal então se programar para viver tudo isso? Se você quer ir para a Amazônia com seu filho, conte com a Viajar com Crianças, uma agência especializada em viagens com crianças. Nosso objetivo é estreitar ainda mais o vínculo familiar a cada nova experiência de viagem.

Nossos roteiros são idealizados e projetados de forma única, com atividades lúdicas e pedagógicas para que as famílias vivam um momento especial.

Montamos cada parte do roteiro, assim como fizemos com a família da Carla, para sua família ter a melhor experiência e a viagem ser inesquecível.

A Viajar com Crianças possui pacotes de viagens em grupo apenas com famílias com crianças ou individuais para lugares exóticos no Brasil e no mundo.

Quer viver experiências incríveis? Entre em contato conosco e peça um atendimento com um de nossos consultores.